IVA de importação diferido na Europa: PVA, artigo 23, ET 14.000, autoliquidation
O IVA de importação normalmente é pago à alfândega quando as mercadorias são desembaraçadas e recuperado semanas depois pela declaração de IVA, o que imobiliza dinheiro. Vários países europeus permitem que importadores registrados no IVA o declarem na declaração de IVA: o Reino Unido e a Irlanda por meio da contabilização postergada (PVA no Reino Unido), a França de forma automática por meio da autoliquidation desde 2022, os Países Baixos com uma licença do artigo 23, a Bélgica com uma licença ET 14.000, a Espanha para os importadores que optarem por isso e a Suécia e a Finlândia para todos os importadores registrados no IVA, a Áustria o lança na conta fiscal do importador, Portugal permite que importadores que preencham os requisitos e estejam no regime mensal do IVA optem por pagá-lo na declaração de IVA e a Polônia o permite para contribuintes ativos do IVA que usam um representante aduaneiro ou têm o status AEO. A Alemanha não tem essa transferência, mas os importadores com uma conta de diferimento pagam o IVA de importação mais tarde. Cada regime exige um número de IVA local, de modo que um exportador que vende em DDP precisa se registrar lá primeiro.
Verificado em fontes oficiais: 2026-10
Resumo
Por que postergar o IVA de importação é importante
O IVA de importação é cobrado além do imposto de importação, pela alíquota do país de importação, e uma empresa registrada no IVA normalmente pode deduzi-lo como IVA dedutível. Pago na fronteira, é um custo de fluxo de caixa: em mercadorias no valor de EUR 100.000 a uma alíquota de 21%, o importador adianta EUR 21.000 até a sua próxima declaração de IVA. Quando o IVA de importação é, em vez disso, declarado na declaração de IVA, uma empresa com direito à dedução integral normalmente o declara e o deduz na mesma declaração, de modo que nenhum dinheiro sai da empresa na importação. O imposto de importação não é afetado e continua sendo pago quando as mercadorias são desembaraçadas.
Cada regime abaixo é para empresas registradas no IVA no país de importação. Um comprador que importa em condições DAP ou FCA usa o seu próprio registro; um exportador que vende em DDP e atua como importador deve primeiro se registrar no IVA lá, ou usar as vias que o país oferece a empresas não residentes, e buscar orientação local sobre o IVA.
País por país
As regras e os nomes diferem, então confira o regime do país onde as mercadorias são declaradas para importação:
- Reino Unido: a contabilização postergada do IVA (PVA) permite que um importador registrado no IVA contabilize o IVA de importação na sua declaração de IVA em vez de pagá-lo na fronteira. Uma empresa de fora do Reino Unido registrada no IVA britânico pode usá-la instruindo seu agente aduaneiro por escrito e constando como consignatário.
- França: desde 1º de janeiro de 2022, a autoliquidation do IVA de importação é obrigatória e automática para empresas identificadas no IVA na França. O número de IVA intracomunitário francês deve constar da declaração de importação, e o IVA de importação é declarado na declaração CA3, que vem pré-preenchida com os valores.
- Países Baixos: uma empresa que importa com frequência mercadorias de fora da UE pode pedir à Administração Tributária neerlandesa (Belastingdienst) uma licença do artigo 23 e então declara o IVA de importação na sua declaração de IVA em vez de pagá-lo à alfândega neerlandesa.
- Bélgica: a licença ET 14.000 transfere o pagamento do IVA de importação para a declaração periódica de IVA, de modo que o importador não pré-financia o IVA na alfândega. A autoridade tributária belga disponibiliza formulários de pedido para contribuintes individuais e para representantes fiscais globais.
- Espanha: o importador que opta pelo diferimento, por meio de uma declaração censal (declaración censal) à agência tributária (AEAT) durante novembro do ano anterior, lança o IVA de importação no campo 77 da sua declaração de IVA modelo 303 do período em que a liquidação da importação é notificada.
- Alemanha: o IVA de importação é pago à alfândega e deduzido como IVA dedutível com os documentos de importação e o comprovante de pagamento aduaneiro. Desde 1º de dezembro de 2020, os importadores com uma conta de diferimento aduaneiro (Aufschubkonto) o pagam apenas no dia 26 do segundo mês após a importação, o que reduz o intervalo até a dedução.
- Irlanda: desde 1º de janeiro de 2021, a contabilização postergada permite que importadores registrados no IVA contabilizem por conta própria o IVA de importação na declaração VAT3, com o valor das mercadorias no campo PA1 e o IVA em T1 e T2; a Revenue pode excluir, por meio de aviso, uma empresa que não cumpra as condições.
- Suécia: um importador registrado no IVA sueco declara e paga o IVA de importação à Agência Tributária sueca (Skatteverket) na sua declaração de IVA do período em que a alfândega sueca emitiu a fatura aduaneira ou o recibo aduaneiro, e o deduz nela; um importador não registrado no IVA sueco paga o IVA de importação à alfândega sueca.
- Finlândia: desde 1º de janeiro de 2018, um importador registrado no IVA no momento em que a declaração de importação é aprovada e que importa para a sua atividade declara o IVA de importação à Administração Tributária finlandesa (Vero) na sua declaração periódica de IVA e o deduz nela; pessoas físicas e empresas não registradas o pagam à alfândega finlandesa.
- Áustria: um empresário registrado no IVA austríaco que importa mercadorias para a sua atividade pode declarar na declaração aduaneira que o IVA de importação deve ser lançado na sua conta fiscal na administração tributária em vez de ser cobrado pela alfândega (§ 26(3)(2) UStG 1994); ele vence no dia 15 do mês seguinte ao lançamento, o mais cedo no dia 15 do segundo mês após o período de apuração do IVA.
- Portugal: um sujeito passivo no regime mensal do IVA, com situação tributária regularizada e que realize apenas operações tributáveis ou com direito à dedução, pode optar, pelo Portal das Finanças até o dia 15 do mês anterior, por pagar o IVA de importação na sua declaração periódica de IVA em vez de pagá-lo à alfândega (artigo 27.º, n.º 8, do Código do IVA); desde 1º de março de 2018 a opção abrange todas as mercadorias, e deve ser mantida por pelo menos seis meses.
- Polônia: nos termos do artigo 33a da Lei do IVA, um contribuinte ativo do IVA pode apurar o IVA de importação na sua declaração de IVA em vez de pagá-lo à alfândega se as suas declarações aduaneiras forem feitas por meio de um representante aduaneiro direto ou indireto, ou sem representante se tiver o status AEO ou uma autorização de simplificação aduaneira; primeiro, apresenta ao chefe da repartição aduaneira e tributária competente uma confirmação do seu registro no IVA e da ausência de débitos fiscais em atraso.
Encomendas de consumidor: IOSS em vez de IVA de importação
Nas vendas à distância a consumidores da UE em remessas de até EUR 150, o Balcão Único de Importação (IOSS) permite que o vendedor cobre o IVA da UE no checkout; a importação fica então isenta de IVA e o cliente não paga nada na entrega. O imposto de importação continua a ser aplicado, incluindo os EUR 3 por item nessas vendas à distância de 1º de julho de 2026 a 1º de julho de 2028. O Reino Unido tem regra própria: em remessas de £135 ou menos, o vendedor ou o marketplace cobra o IVA do Reino Unido no ponto de venda (veja o guia da Triplicate sobre exportar para a UE e a comparação de imposto de importação e IVA por país).
Passo a passo
- Descubra quem será o importador: o comprador em condições DAP ou FCA, ou você em condições DDP.
- Se você for o importador, registre-se no IVA no país de importação e busque orientação local sobre o IVA.
- Confira o regime do país: a contabilização postergada do IVA do Reino Unido, a autoliquidation francesa, uma licença do artigo 23 neerlandesa, uma licença ET 14.000 belga, o diferimento espanhol ou uma conta de diferimento alemã.
- Peça a tempo quando for necessário um pedido: a opção espanhola é feita em novembro para o ano seguinte.
- Informe o número de IVA e os dados de qualquer autorização ou licença ao despachante para que constem da declaração de importação.
Documentos normalmente necessários
- Registro no IVA no país de importação
- Licença do artigo 23, licença ET 14.000 ou opção espanhola de diferimento, quando exigidas
- Instrução escrita ao agente aduaneiro, para a contabilização postergada do IVA do Reino Unido por empresa de fora do Reino Unido
- Declaração de importação com o número de IVA do importador
- Fatura comercial e packing list para a declaração de importação
Problemas comuns e como evitá-los
O que fazer: A autoliquidation exige o número de IVA intracomunitário francês na declaração de importação; confirme que o despachante o informe.
O que fazer: A opção de diferimento é feita durante novembro para o ano seguinte; até que ela se aplique, o IVA é pago na importação.
O que fazer: Registre-se no IVA lá ou cote DAP para que o comprador importe; sem um número de IVA local, nenhum desses regimes pode ser usado.
O que fazer: Ela precisa estar registrada no IVA do Reino Unido, instruir seu agente aduaneiro por escrito e constar como consignatário na declaração.
Fontes
- Check when you can account for import VAT on your VAT Return GOV.UK (HM Revenue & Customs)
- Bénéficier automatiquement de l'autoliquidation de la TVA à l'import Direction générale des douanes et droits indirects (French Customs)
- Importing products from a non-EU country Business.gov.nl (Netherlands Enterprise Agency)
- These are the VAT rules when trading with the UK Netherlands Chamber of Commerce (KVK)
- License ET 14000: shifting VAT to the periodic VAT return FPS Finance, Belgium
- IVA a la importación, cómo diferir su pago Agencia Tributaria (AEAT)
- Aufschubkonten für die Einfuhrumsatzsteuer IHK Magdeburg (Chamber of Industry and Commerce)
- Value-added Tax Germany Trade & Invest (GTAI)
- Explanatory notes on VAT e-commerce rules (IOSS, deemed supplier, intrinsic value) European Commission, DG TAXUD
- Guidance and legal text on temporary flat fee on low-value imports which will apply until 1 July 2028 European Commission, DG TAXUD
- Postponed Accounting (Tax and Duty Manual, Part 07) Revenue (Irish Tax and Customs)
- Purchasing goods from non-EU countries Swedish Tax Agency (Skatteverket)
- Value added taxation of imported goods Finnish Tax Administration (Vero)
- § 26 UStG 1994 Sondervorschriften für die Einfuhrumsatzsteuer JUSLINE Österreich
- Ofício Circulado n.º 30193/2017, de 11 de agosto (IVA nas importações) Autoridade Tributária e Aduaneira, via Informador Fiscal
- Zmiany w zakresie rozliczania podatku VAT z tytułu importu towarów bezpośrednio w deklaracji podatkowej Ministry of Finance, Poland (podatki.gov.pl)
As regras mudam com frequência. Esta nota é orientação prática baseada nas fontes acima, não aconselhamento jurídico. Confirme as exigências atuais com a autoridade competente, seu importador ou um despachante aduaneiro licenciado antes de embarcar.
Notas de comércio
Perguntas frequentes
O que é o IVA de importação postergado?
Declarar o IVA de importação na declaração de IVA em vez de pagá-lo à alfândega na fronteira. Uma empresa que pode deduzir o IVA integralmente o declara e o deduz na mesma declaração, de modo que nenhum dinheiro é adiantado.
Quais países da UE permitem que importadores declarem o IVA de importação na declaração de IVA?
Entre outros, a França (autoliquidation automática), a Irlanda (contabilização postergada), a Suécia e a Finlândia (todos os importadores registrados no IVA), a Áustria (lançamento na conta fiscal), Portugal (opção para declarantes mensais), a Polônia (artigo 33a), os Países Baixos (licença do artigo 23), a Bélgica (licença ET 14.000) e a Espanha (diferimento por opção). A Alemanha não, mas os titulares de conta de diferimento pagam mais tarde.
O que é a licença do artigo 23 nos Países Baixos?
Uma licença da Administração Tributária neerlandesa que permite que um importador frequente declare o IVA de importação na sua declaração de IVA em vez de pagá-lo à alfândega neerlandesa na importação.
Uma empresa não residente pode usar a contabilização postergada do IVA?
Somente com registro de IVA no país de importação. No Reino Unido, uma empresa de fora do Reino Unido registrada no IVA britânico instrui seu agente aduaneiro por escrito e consta como consignatário; na Bélgica, representantes fiscais globais podem pedir a licença ET 14.000.
Mais ferramentas gratuitas
A Triplicate é gratuita e está sempre melhorando. Foi útil para você? Apoie a Triplicate ♥
Prefere sem anúncios? O Pro remove todos os anúncios · US$ 1/mês